sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Sessão de cinema no Jardim Caranã

 


Tana Halú, Luiz Valério, Zanny Adairalba e Edgar Borges formam o Arteliteratura
 

Remanescente das Sombras, primeiro longa-metragem roraimense, será exibido neste sábado no bairro Jardim Caranã. A sessão gratuita de cinema é uma promoção do Coletivo Arteliteratura Caimbé, que em 2010 realizará diversas atividades culturais naquela comunidade.

O filme começa às 19h30 no ponto cultural do Coletivo, localizado na rua Z, entre as ruas 18 e 19. Com censura 14 anos, Remanescente das Sombras foi lançado em 2009, com direção de Alex Pizano. No final da sessão, o público poderá conversar com o diretor e outros integrantes da equipe de produção e esclarecer dúvidas sobre a história, que aborda a caçada a um oficial nazista que se esconde em Roraima e cria um grupo criminoso.

Esta é a quarta ação na área de vídeo realizada pelo Coletivo Caimbé desde setembro do ano passado, quando promoveu a festa de aniversário do bairro 13 de Setembro e exibiu curtas e documentários produzidos em Roraima. Depois disso, foi a vez das comunidades dos municípios de Alto Alegre e do Cantá (Vila União, a 130 km de Boa Vista) assistirem a vídeos de animação infantil e adulta.

“A nossa proposta é fomentar a formação de público para as diversas manifestações da cultura, facilitando o acesso das pessoas a estes produtos”, afirma o artista plástico Tana Halú, integrante do Coletivo e morador do Jardim Caranã. A intenção é fazer novas sessões periodicamente, contando com a parceria da população e das empresas do bairro. “Tirando o cinema do Sesc Mecejana, ninguém promove ações regulares no audiovisual. Sentimos que a sociedade tem essa demanda e decidimos trabalhar para atendê-la”, acrescenta Tana.

Segundo o jornalista Edgar Borges, outro integrante do Caimbé, a presença do diretor Alex Pizzano será o diferencial deste sábado. “Quem estiver presente poderá saber mais sobre como foi produzir o primeiro longa de Roraima. Quem sabe não surge desta sessão uma ideia para um filme feito por alguém da comunidade? Será uma ação cultural gerando um produto cultural”, diz Edgar.

O Coletivo Arteliteratura Caimbé é uma organização cultural formada, além de Tana e Edgar, pelo jornalista Luiz Valério e pela gestora cultural Zanny Adairalba. O quarteto realiza ações em Boa Vista e no Interior do estado focadas no fortalecimento da cidadania. Também participa das mobilizações destinadas a fortalecer o setor do livro, leitura e literatura em Roraima. Informações sobre todas as ações do Coletivo Arteliteratura Caimbé podem ser obtidas em www.literaturacaimbe.blogspot.com e também no www.twitter.com/coletivocaimbe .

SERVIÇO

O que: Exibição do filme Remanescente das Sombras

Quando: Sábado (20/02)

Quanto: Entrada Franca

Horário: 19h30

Local: Rua Z, entre as ruas 18 e 19, bairro Jardim Caranã

Informações: 9131-6869 ou 9111-4001

Posts mais populares

Posts Recentes

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO