segunda-feira, 2 de julho de 2001

O porque do Coletivo Arteliteratura Caimbé

Olá,

Somos os jornalistas Edgar Borges e Luiz Valério, a gestora cultural Zanny Adairalba e o fotógrafo e artista plástico Tana Halú. É com muito prazer que nos apresentamos.

Compomos o Coletivo Arteliteratura Caimbé, uma associação cultural amazônica formada por pessoas que atuam em diversas áreas e tem um único objetivo: fomentar a cidadania e a cultura usando como ferramenta principal a literatura.

Integrar pessoas que fazem e apreciam a arte em Roraima e na Amazônia é outra finalidade que nos uniu. Nosso trabalho visa promover a integração de artistas e amantes da arte em todas as suas vertentes para levar suas produções até o público, em espaços abertos e de forma interativa.

A nossa primeira iniciativa foi uma intervenção cultural comemorando o Dia Nacional da Poesia, 14 de março de 2009, na Praça das Águas, Centro de Boa Vista (RR). Mais de cinco mil pessoas participaram das leituras e exposição de poesia, show musical e produção de textos.

Existimos como coletivo porque chega um momento da vida em que é necessário decidir se vamos ser sempre apenas formigas operárias ou vamos tomar conta de nossa parte cigarra e sair tocando pela mata, tornando o mundo melhor para se viver. Agora, para nós, é tempo de sair tocando pela mata.

O caimbé no nome de nosso coletivo é uma metáfora. A planta que identifica o grupo resiste a tudo o que se faça contra ela, do mesmo jeito que a arte e a cultura roraimense. Mesmo no mais rigoroso verão e passando pela mais criminosa das queimadas, o caimbé continua de pé, acima das gramíneas, altivo, marcando a paisagem do lavrado de Roraima. Assim também é a cultura de nosso Estado. É essa árvore que queremos ser e ajudar outros a ser: resistente e sempre presente.

Para isso realizamos oficinas de contação de histórias, de criação de textos e de artes plásticas com propósitos pedagógicos. Trabalhamos prestando consultoria cultural e de comunicação e estamos sempre experimentando novas atividades que promovam o desenvolvimento social de Roraima.

Atualmente o Coletivo Arteliteratura Caimbé mantém as seguintes parcerias:

Integra a Rede de Apoio em Roraima do Projeto Vidas Paralelas, realizado pelos Ministérios da Saúde e da Cultura. Saiba mais aqui.

Integra o Fórum Permanente de Cultura de Roraima, formado por artistas, gestores e produtores culturais do Estado. Conheça o Fórum.

Integra a equipe de produção da banda de rock Iekuana, prestando consultoria cultural e assessoria de comunicação. Veja quem são esses caras.

Posts mais populares

Posts Recentes

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO