sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Um passo de cada vez!!

O Seminário Diversidade Cultural, realizado em Boa Vista-RR entre os dias 27 e 28 de Agosto de 2009, no auditório Alexandre Borges (UFRR) foi um valoroso presente, oferecido aos profissionais da cultura roraimense.

Dois dias que renderam muitos conhecimentos e que, certamente, fortaleceram a base de sustentação da cultura local.

Casa cheia, tribos das mais variadas marcando presença e uma equipe de palestrantes que, ao término do evento, deixou todos com aquele gostinho de “Quero mais!”.

Eu ouvia atentamente todos os relatos de experiências vividas nesse processo de construção de políticas culturais e enquanto me perdia (ou me encontrava) nas palavras do Professor José Márcio Barros (Graduado em Ciências Sociais, Mestre em Antropologia Social e Doutor em Comunicação e Cultura), pensava: “Cada vez mais me convenço de que temos um longo caminho pela frente”.

Ao dividir este pensamento com o Jornalista e Sociólogo Edgar Borges, presente no Seminário, ouvi do mesmo: “Um passo de cada vez!”.

Esta foi sem dúvida uma boa resposta, que agora compartilho com os amigos gestores, produtores e demais profissionais da cultura.
Talvez um passo curto, meio em falso; Talvez um lento, mas certeiro; talvez temeroso ou desajeitado, mas jamais incrédulo.

Um passo de cada vez. Já que nos encontramos no início desse longo caminho; já que, não conhecemos tanto assim a estrada (apesar de senti-la em nós) e já que, nos deparamos com essa mescla de sentimentos de euforia e inquietação, onde o primeiro justifica-se pelo envolvimento no processo de construção de uma política voltada para a cultura e o segundo, por se ter tanto a aprender... Tanto a conquistar.

“Um passo de cada vez” enquanto saboreamos, aos poucos, o gosto da vitória.

E que como este (Seminário Diversidade Cultural), hajam outros. E mais palestras, mais discussões e cada vez mais pessoas envolvidas nessa nobre causa. Para que as idéias e os sonhos não se percam. E se encaixem, um a um, até o momento em que os riscos de desabamento se dissolvam e a proteção e promoção da diversidade das expressões culturais seja um ato comum a todos os povos, a todas as nações.

Posts mais populares

Posts Recentes

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO