sexta-feira, 14 de maio de 2010

Bibliotecas do Norte são as que menos emprestam livros no País

O texto é do Ministério da Cultura, com alguns cortes meus.

O 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais mostra que, em 2009, 66% dos municípios do Norte do Brasil possuíam ao menos uma biblioteca aberta, o que corresponde a 310 bibliotecas em 298 municípios. Em 23% dos casos na região, as BPMs ainda estão em fase de implantação ou reabertura e em 11% estão fechadas,extintas ou nunca existiram. Considerando apenas aquelas que estão abertas são 2,01 bibliotecas por 100 mil habitantes.

A região tem a menor média de empréstimos de livros (90/mês) e tem acervo médio entre 2 mil e 5 mil volumes (45%). Apenas 20% das BPMs possuem computador com acesso à internet e somente 15% oferecem este serviço para o público. Os usuários frequentam o local apenas duas vezes por semana e utilizam o equipamento preferencialmente para pesquisas escolares

(75%). Quase todas as bibliotecas funcionam de dia (99%), de segunda à sexta (100%), algumas aos sábados (11%) e nenhuma aos domingos. No período noturno, 28% estão abertas aos usuários, índice superior à média nacional (24%). A maioria dos dirigentes das BPMs são mulheres (80%) e tem nível superior (55%).

No Norte, os frequentadores das bibliotecas municipais vão aos estabelecimentos para fazer pesquisas escolares (75%), índice maior que a média nacional (65%). Apenas 1% vai ao local para o lazer. O Amapá é o estado brasileiro onde o uso para pesquisas escolares é maior (91%). Por sua vez, os frequentadores de Roraima são os que mais vão às bibliotecas para
pesquisas gerais em todo o país (88%).
Os assuntos mais pesquisados nas bibliotecas da região são Geografia e História (87%); Literatura (72%); e obras gerais – enciclopédias e dicionários – (66%). Neste quesito, a resposta era de múltipla escolha e, portanto, a soma é superior a 100%.

Roraima tem a maior frequência do país

Segundo o levantamento, a média de visitas às BPMs na região Norte é de duas vezes por semana, atrás apenas do Nordeste (2,6 vezes/semana) e acima da média nacional (1,9).Roraima é a unidade da federação que tem a maior frequência às
bibliotecas no país (4,1 vezes por semana). Nos demais estados: Amapá (2,6/semana), Amazonas (2,3/semana), Pará (2,1/semana), Rondônia (1,9/semana), Tocantins (1,8/semana) e Acre (1/semana).

Média do acervo é de 2 mil a 5 mil volumes

As BPMs do Norte têm acervos entre 2 mil e 5 mil volumes (45%), acima de 10 mil (9%), entre 5 mil e 10 mil (21%) e abaixo de 2 mil (25%). Na região, o Acre é o estado com maior quantidade de bibliotecas com volumes superiores a 10 mil (20%).
O acervo da maioria das BPMs da região é constituído por doação (80%).

Média mensal de empréstimos de livros é a menor do Brasil

O Norte tem a menor média de empréstimos (90/mês), bem abaixo da nacional (296/mês) e das demais regiões: Sudeste (421/mês), Sul (351/mês),Centro-Oeste (157/mês) e Nordeste (118/mês).

O estado do Acre lidera o ranking regional neste quesito (133/mês). Por outro lado, o Amapá tem o menor índice na região (11,7/mês). Em Tocantins são 43,5/mês, Roraima são 74/mês, no Pará 117,9/mês, Rondônia 121,5/mês e Amazonas 122,4/mês.

Poucas BPMs oferecem serviço para pessoas com deficiência

Apenas 3% das BPMs oferecem serviços para deficientes visuais audiolivros, livros em Braille, etc), índice inferior ao nacional (9%). No caso dos serviços especializados para surdos-mudos, deficientes mentais ou físicos, o índice sobe para 4%, enquanto a média nacional é 6%.

Mais BPMs funcionam à noite que a média nacional

À noite, 28% das BPMs estão abertas, índice superior ao nacional (24%). Todos os estabelecimentos funcionam de dia, de segunda à sexta (100%). Mas a pesquisa mostrou também que 11% abrem aos sábados –abaixo da média do país (12%) - e nenhuma aos domingos.
Entre os estados da região, o Acre é o que tem mais estabelecimentos que funcionam à noite (60%, segundo melhor índice nacional).

Norte tem menor índice de bibliotecas com acesso à internet do país

Na região, apenas 20% das bibliotecas têm internet, índice abaixo do nacional (45%). Trata-se da menor média no país. Em apenas 15% das BPMs os usuários têm acesso à rede, número inferior à média brasileira (29%).

Roraima é o estado do Norte onde o maior número de bibliotecas tem internet (50%).


 

Região tem poucos funcionários nas bibliotecas

O levantamento mostra que 80% dos dirigentes das bibliotecas são mulheres – índice inferior ao nacional (84%). A maioria dos dirigentes tem nível superior (55%), índice próximo à média nacional (57%). O Norte tem 4,5 funcionários – acima da média nacional (4,2). Amazonas é o estado da região com mais funcionários por bibliotecas (6,8).


Para ver todos os dados das regiões, visita o site do Ministério da Cultura

Posts mais populares

Posts Recentes

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO