domingo, 14 de março de 2010

Coletivo Caimbé comemora Dia Nacional da Poesia

Texto: Luiz Valério / Entrevistas: Arleide Loura / Fotos: Tana Halu e Taira Guerreiro


A poesia de cordel se fez presente na Praça das Águas

Uma festa feita de versos e, por isso mesmo, diversa. Foi assim a segunda edição do evento comemorativo ao Dia Nacional da Piesia, realizado na noite de sábado (13), na Praça das Águas, em Boa Vista, pelo Coletivo Arteliteratura Caimbé. Este ano o tema da festa foi "Poesia em todos os sentidos". As milhares de pessoas que estiveram na Praça da Águas puderam ver declamações de poemas de autores consagrados e locais, ler poemas aromatizados, ver exposição de fotos, compar livros e ouvir música.

A festa poética foi realizada pela primeira vez pelo Coletivo Caimbé em 2009, quando mais de quatro mil pessoas puderam ver atrações diversas e serem elas próprias a atração. Este ano não foi diferente. Levados pela magia da poesia, crianças e adultos de todas as idades atenderam ao convite do Coletivo Caimbé e declamaram versos próprios e de poetas como Fernando Pessoa e Carlos Drummond de Andrade, entre outros.

Poetas e declamadores de todas as idades recitaram seus versos no evento

Diante de tantas rimas e versos o poeta catarinense Rodrigo Mebs encontrou uma definição sugestiva para a poesia. Segundo ele, poesia é um "utensílio importante para a sociedade". Mestre na arte de compor e declamar, Mebs disse que "a poesia liberta os sentidos que estão presos e pode abrir portas na vida das pessoas". Pelo menos no que diz respeito à imaginação, a poesia abre portas e janelas para a criatividade ficar livre.

Poesia para todas as idades

Killia Maria, estudante de 9 anos, também aceitou o convite e foi tomar um banho de poesia na praça. Ela disse que participava do evento pela primeira vez e achou tudo muito divertido. Killia foi uma das muitas pessoas que liberou a imaginação e escreveu poemas para pendurar no varal poético. Para comprovar a tese de que a poesia sensibiliza pessoas de todas as idades, a jovem Vanessa Silva, também de 9 anos, aproveitou a oportunidade para desenhar e escrever tudo o que sua imaginação ditava. "Eu gosto muito de ler. Leio tudo: gibi, poesia. Me identifico", disse.

Para a dona de casa Emília de Souza, 42 anos, entrar em contato com a poesia em todos os sentido "foi muito bom". Ela saiu de casa para passear na praça e "me deparei com este evento que é muito bonito". Emília de Souza mora na região do Paredão, município de Alto Alegre. "Esta foi a primeira vez que participei de um evento como este. Trouxe a minha filha. Espero que seja realizado mais outras vezes".

Programação

A programação do evento envolveu recital, música, feira de livros, sala de leitura (Bibliosesc), contação de histórias e noite de autógrafos. Co-realizador do evento, o Sesc levou seus livros para que o público pudesse fazer leitura em praça pública. A sessão de autógrafos ficou por conta dos vencedores do IX Concurso de Literatura Infanto-juvenil Sesc 2009. Já a Livraria Saber levou um stand para mostrar títulos relacionados a poesia e outros gêneros literários.


O stand da Livraria Saber recebeu visitas das pessoas que foram à Praça das Águas


Aliás, agradecemos imensamente ao Sesc, Livraria Saber, Fetec, Foto Roraima e deputado estadual Tião Portela pela parceria e apoio em mais este evento. Sem a colaboração de vocês, não teria sido possível realizarmos mais esta empreitada cultural.

Declamadores

Também teve a participação do grupo de hip-hop Gang do Rap, que misturou versos de Vinicius de Moraes com letras de rap. O artística plástico Marcelo Santa Isabel compareceu com as suas tatuagens poéticas. O professor e ator Aldair Ribeiro se fez presente com os estudantes vencedores do XI Concurso de  Poesia da Escola 13 de Setembro. Foi uma intervenção bonita.

O recital ficou por conta dos poetas Walber Aguiar, Rodrigo Mebs, Josimar de Souza, Otoniel, Daniel Moraes, Maximus, Célio, Beatriz Moura, Aldair Ribeiro, as professoras Verônica e Eli Macuxi, Jony Andrey e os vencedores do Primeiro Concurso de Poesia do Colégio Colmeia, que foi realizado tendo como foco o evento do Coletivo Caimbé.

Um ano de Coletivo - O Arteliteratura Caimbé completou no sábado (13) um ano de atividades. A o primeiro evento realizado pelo grupo de promoção cultura foi justamente o Dia Nacional da Poesia 2009. Desde então, promoveu cerca de 20 ações de estímulo e divulgação de literatura, audiovisual, música, teatro, artes plásticas e produção e gestão cultural em quatro municípios de Roraima. 
Detalhes de cada ação estão disponíveis no blog www.literaturacaimbe.blogspot.com. Outra forma de saber o que o Caimbé faz é seguindo o grupo no Twitter: @coletivocaimbe. O coletivo é composto pela gestora cultural Zanny Adairalba, os jornalistas Edgar Borges e Luiz Valério e o artista plástico Tana Halú.

Posts mais populares

Posts Recentes

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO