Coletivo Caimbé participa do Grito Rock 2010 em Roraima
Grito Rock terá oficinas de fotografia e berimbau
Foto:
A oficina de massinhas será ministrada pelo artista plástico Tana Halu no dia 13 de fevereiro, sábado, das 9h às 11h. Pessoas de todas as idades podem participar e aprender como desenvolver suas habilidades manuais. Além da utilização pedagógica em sala de aula, a massinha pode ser utilizada para modelar personagens criados para histórias de adultos e crianças. Tana, que integra o Coletivo Arteliteratura Caimbé, será responsável pela oficina de fotografia, que também acontece no dia13, das 15h às 18h.
Já a mistura do berimbau com outros ritmos será feita pelo contramestre Ongira, do Ponto de Cultura Associação Angola Palmares, na quarta-feira (10). A proposta é mostrar aos participantes um pouco da história do instrumento, sua utilização na roda de capoeira e o que representa na cultura afro-brasileira. Na parte prática, os participantes estudarão os principais toques do instrumento, chamado pelos capoeiristas de ‘violão de uma corda só’.
“O berimbau hoje é utilizado por muitos músicos e bandas de rock e outros ritmos como um elemento que traz uma sonoridade diferente às apresentações. Foi pensando nessa possibilidade do acréscimo que decidimos participar do Grito Rock, mas a oficina está aberta a não músicos também”, diz o contramestre Ongira, que coordena um grupo de capoeira com núcleos em diversos bairros de Boa Vista.
Fotografias das oficinas de massinha, foto e toque do berimbau serão publicadas posteriormente no blog do Coletivo Arteliteratura Caimbé (www.literaturacaimbe.
|