segunda-feira, 21 de setembro de 2009

13 de setembro – pela cultura começar

Escrito por Thiago Chaves Briglia

Imagine você chegando numa casa de pessoas que você não conhece, mas que lhe tratam com o carinho, respeito e calor humano que todo ser humano merece... Assim eu me senti na festa de comemoração do dia 13 de setembro, na praça do 13!
O convite feito pelo Coletivo Arteliteratura Caimbé para exibir o documentário Nas trilhas de Makunaima me motivou a participar de mais um debate sobre o Mito de Makunaima, depois de dezenas de conversas em locais distintos, em quase três anos do filme.
E sem dúvidas esta oportunidade foi especial! Tive contato com um público infantil em sua maioria indígena que vive na capital. E saber que essa turma nunca teve contato com o mito indígena de maior projeção local mão me surpreendeu. Mas confirmou a importância de atividades culturais de base comunitária, como a comemoração do aniversário do bairro.
Da mesma forma que lutamos pela descentralização das políticas públicas culturais no país, temos que perceber que em nossa própria cidade, muitas vezes lutamos pelos interesses de uma minoria. E graças a Deus, o Fórum de Cultura tem pensado muito nessa descentralização!
Lá, eu tive que ser artista... No primeiro momento tive que fazer palhaçada pra prender a atenção de quase 40 crianças dentro da sala de cinema adaptada num ônibus. Depois tive que adequar a sessão para o público ali presente. Foi hilário! Praticamente uma nova linguagem audiovisual pra despertar o interesse da molecada. Enquanto o documentário corria numa linguagem linear eu fui desmontando o filme pras crianças entenderem o valor do mito de Makunaima na relação com a montanha sagrada.
Ao final, muitos ficaram quase meia hora pra perguntar coisas sobre Makunaima, sobre o Monte Roraima e sobre a gravação do documentário. Olha que estou acostumado a ver várias pessoas adultas assistirem a filmes e esvaziarem auditórios na hora de debates! Valeu, criançada!!
Parabéns à comunidade do 13 de setembro por ter prestigiado o domingo cultural! Lá eu pensei: poxa que bom ver tanta gente fora de casa, interagindo na praça. Lendo e fazendo poesia, batendo palmas e jogando capoeira, escutando e fazendo música, assistindo e produzindo filmes (principalmente em celulares)! Enfim, vivendo e convivendo...
Parabéns ao Coletivo pela iniciativa e coragem de fazer! Foi massa ver o Edgar surpreso ao se ver ainda jovem participando de um concurso de literatura na escola do Bairro. A turma da banda Iekuana, mostrando a qualidade do som feito por gente do bairro. E a garra dos amigos do bairro, utilizando de suas habilidades pra fazer o evento acontecer.
Como acredito que a mudança social só é possível com a participação popular, o Bairro 13 de setembro já dispõe de instrumentos para a comunidade se mobilizar! Os primeiros passos já foram largos, na opção de pela cultura começar! Boa sorte a todos e no próximo ato não esqueçam de me convidar!
Documentarista e articulador do Fórum Permanente de Cultura de Roraima

Posts mais populares

Posts Recentes

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO